0
×

O rotim, material ideal para o fabrico de assentos e móveis

O que é o rotim?


O rotim é o nome habitual dado na França a diversas variedades de palmeiras muito generalizadas no sudeste da Ásia. São palmeiras trepadeiras cujos caules são parecidos aos dos bambus. Os diâmetros e os comprimentos são muito variáveis, de acordo com as variedades: podem atingir até 400 metros de comprimento.

O fabrico de móveis de rotim é uma tradição ancestral

Extremamente prolíficos, estes diferentes caules de palmeiras que constituem o rotim, deram origem a um artesanato muito antigo de entrançado para a realização de objetivos diversos e, nomeadamente, para o fabrico de mobiliário de rotim.

Ao contrário dos caules de bambus, os caules de rotins são inteiros: são flexíveis, resistentes e insensíveis às variações térmicas. Deles são extraídos produtos com origem no conjunto do caule, enquanto outros têm origem exclusivamente do cerne do caule (medula de rotim). Consoante as formas, distingue-se as talas (formas alisadas) e as canas (formas redondas). A tala serve para se produzir o entrançado, enquanto a cana de rotim se utiliza para a tecelagem. Molhado, o caule de rotim (tala ou cana) é flexível e firme, sendo trabalhado com facilidade; seco, torna-se indeformável.

As diferentes variedades de palmeiras permitem obter de forma natural caules de cores diferentes, do «claro natural» ao «castanho natural escuro». Além disso, é possível tingir e envernizar facilmente os caules, permitindo, desse modo uma grande variedade de acabamentos.

Propriedades de exceção que tornam o rotim, material ideal para o fabrico de assentos e móveis

Para a sua produção, a Rotin Design pede que os seus fornecedores escolham as melhores variedades de rotim.

Todos os móveis são produzidos manualmente em oficinas artesanais: é isso que lhes dá as suas qualidades e as suas personalidades. Por isso, podem apresentar ligeiras diferenças relativamente às fotografias publicadas no nosso sítio Web.

Consoante os modelos, encontrará as seguintes designações:

  • Rotim (entrançado): unicamente da medula de rotim para os móveis selecionados pela Rotin Design
  • Rotim bicolor: entrançado de filamentos de medula de rotim de cores naturais diferentes
  • Rotim tingido: rotim (medula de rotim) tingido pela imersão em banhos de cores
  • Móvel de rotim tingido: cor aplicada no móvel acabado por projeção com uma pistola eletrostática num túnel de pintura
  • (Rotim) Croco: variedade de rotim naturalmente castanho escuro
  • Rotim verniz: aplicação de verniz celulósico incolor, baço ou brilhante, que realça a cor das fibras de rotim e dá-lhes uma resistência superior e um toque sedoso
  • Abacá: fibra de bananeira utilizada para o entrançado de móveis
  • Kubu (grey): variedade de rotim de caule grande cuja cor é obtida deixando os caules ficar na terra durante algum tempo

A todos os móveis aplica-se um verniz semi-baço com uma pistola eletrostática, seguindo-se um polimento de acabamento para garantir um aspeto de superfície lisa e levemente acetinada.

Opiniões recolhidas em eKomi
Os nossos clientes
estão satisfeitos:

Entrega rápida
garantida em 3 a 6 dias

Pagamento seguro em 5 X sem encargos

Gama variada en Stock

Melhores preços Garantidos

',